Medidas de Prevenção da Obesidade Infantil





Em Portugal, 31.6% das crianças têm excesso de peso e 13.9% são obesas. Infelizmente, o excesso de peso e a obesidade têm consequências catastróficas para as crianças. As pessoas que sofrem obesidade na infância podem desenvolver problemas ortopédicos, cardio-respiratórios (uma vez que o corpo faz mais esforço) e também de auto-confiança. Parar esta epidemia, considere estas medidas de prevenção:


Evitar alimentos pré-preparados. Ninguém gosta de perder horas a cozinhar, mas os alimentos pré-confeccionados são ricos em gorduras hidrogenadas e hidratos de carbono. A maioria tem um elevado valor energético e são difíceis de digerir, mas têm um baixo valor nutricional.


Comer mais fruta e vegetais. Comer mais fruta e vegetais é uma maneira de evitar comer demasiados hidratos de carbono. A fruta e os vegetais são ricos em vitaminas e sais minerais, pelo que oferecem bastante valor nutricional e são sacientes, tudo sem prejudicar a dieta. Se os seus filhos ainda não estão rendidos, veja aqui como incluir mais vegetais e frutas na dieta.


Preparar lancheiras saudáveis. Este ano, devido à pandemia de COVID-19, a maioria dos pais já se viu obrigado a preparar lancheiras para os intervalos e para a hora de almoço. Procure ter sempre uma dose de vegetais, uma peça de fruta e água. Ocasionalmente, pode substituir a fruta por sumos de fruta (sempre 100% fruta).


Evitar os cereais de pequeno-almoço. Os cereais de pequeno-almoço são uma opção comum para o pequeno almoço, mas não são uma opção saudável – a maioria deles têm excesso de açúcar e são de absorção rápida, por isso terá fome brevemente. Se não se consegue separar dos cereais de pequeno-almoço, prefira cornflakes sem açúcar ou granola integral.


Não saltar refeições. Quando salta uma refeição, é normal que queira compensar na seguinte. Por isso, comer várias vezes por dia (mas pouco de cada vez), é uma excelente forma de controlar a alimentação e combater a obesidade infantil. Tente estipular horários para todas as refeições e fale com um nutricionista para saber quais são as necessidades nutricionais para a idade e altura.


Exercício físico. Além da alimentação, o exercício físico é a forma mais eficaz de evitar a obesidade infantil e o excesso de peso. Tente que os seus filhos façam mais actividade física e pratiquem um desporto regularmente.

Comentários

Mensagens populares